Berlim: museus

Há muitos. E para todos os gostos.

Museu Judeu

Desenhado por Daniel Libeskind só o edifício em si é um must see. Sério nem que seja por fora ninguém deveria deixar de ver. Lá por dentro é fabuloso caminhar por entre aquelas paredes. Tem uma uma Torre do Holocausto de aproximadamente 28m de altura. Escura e toda em cimento. Frio. Acho que as câmaras de gás deveriam ser assim Foi das cenas mais maradas que já vi num museu. No último piso temos a histórias dos judeus na Alemanha, que vai muito para além do holocausto. Nos restantes pisos há peças. Simples. Fotos de casamentos, alianças, canetas, brincos. Tudo tem uma história. A de quem pertence o objecto e da respectiva família. Numa das salas temos phones que contam histórias. Noutra os pedaços do pano com as estrelas de David. No fim saímos com um murro no estômago.




 



Pergamonmuseum

Estava para não ir, mas um amigo falou muito bem e lá acabei por ir. E gostei, mas achei a entrada carota (10 euros) e sem direito ao 3D. Contrariamente ao Judeu, este é um museu clássico, sem interactividade e cheio de achados arqueológicos (entre eles colares lindos!!). O que o realça de outros é o facto de os gajos terem reconstruído em tamanho real estruturas, que foram descobertas durante as escavações alemãs. No último piso temos uma colecção de arte islâmica, que sem tem a grandeza física das dos primeiros pisos não deixa de ser bastante interessante. Também Gostei da tentativa, que já tinha reparado no museu judeu, de transmitir a ideia de que o Judaísmo, Islão e Cristianismo serem tão idênticos na simbologia das suas crenças.

Fonte: Mike

Fonte: Mike


E pronto. Entrar não entrei em mais nenhum. Mas depois há as centenas de galerias super interessantes e grátis. Vi muita coisa de foto. E há o mundo grafite um pouco por toda a parte de leste. 

East Side Gallery

1.3 Km de muro que constituem uma galeria ao ar livre. A parte que dá para o rio também vale a pena. Os desenhos estão uns por cima de outros e não são tão bons, mas o passeio pelo parque com o rio ali ao lado é muito, muito giro!





Comentários

Mensagens populares