CPF - Centro Português de Fotografia

Hoje dei um pulinho ao CPF (detesto siglas, mas como estou cansada e como já está por extenso no título,vou socorrer-me desta)! Foi mesmo um pulinho porque estava a trabalhar e nem sequer deu tempo para ver tudo.

Então, o que me levou a pular até ao CPF foi a exposição dedicada aos prémios de fotojornalismo Estação Imagem|Mora 2011. Fotos excelentes, mas aquela exposição...valha-nos deus, que os premiados mereciam melhor!

Nelson D`Aires


Dei uma vista de olhos pela "Terraformada" de Pedro Letria. Fotografias que acompanham os limites fronteiriços de Portugal e Espanha, ao que entendi todas tiradas durante o Outono, com a luz e cores característicos desta época do ano. Fotos simples de paisagens, mas que conseguem ser muito interessantes. A sala escolhida não ajuda muito a destacar as fotos, que muitas vezes parecem perdidas nessa mesma paisagem.

Pedro Letria


Achei super interessante a exposição "Vida Interrompida" o mundo debaixo para cima. A exposição é uma foto-reportagem com textos de Isabel Nery e fotos de Marcos Borga, que retrata o internamento hospitalar na perspectiva do doente! Amei a foto e texto das luzes hospitalares. Mesmo quando o edificio fica vazio de visitas e grande parte da equipa, as luzes, essas continuam lá. Quem faz os hospitais, algum dia esteve internado? É a pergunta que os autores colocam. Há ainda espaço para uma maca onde os visitantes poderão deitar-se e ver as fotos da perspectiva em que foram tiradas pelo seu autor. Gostei imenso. ah! Para a parte da maca já não tive tempo...

Marcos Borga

Fiquei simplesmente encantada com a exposição de José Manuel Soares "Aparelho Fotográfico". Fotos a P&B, deliciosamente contrastadas, com perspectivas ora originais, ora simples, espaços ora cheios, ora vazios mas sempre muito, muito bonitas. Todo o projecto é uma visão do aparelho fotográfico, nas suas várias facetas. Bem, pelo menos foi assim que eu entendi a coisa.

José Manuel Soares

José Manuel Soares


Por ver ficaram:
"O PREC já não mora aqui" de João Pina
"Projecto11", oito alunos finalistas de fotografia do ESMAE


Para quem quiser saber mais: CPF

E para quem puder é de ir!



Comentários

  1. por pouco que nos cruzávamos! De facto também fomos lá nessa semana como visita de estudo com a miudagem do Curso de Fotografia da Vantag :)

    ResponderEliminar
  2. Aquela nova mania de expôr em k-line deixa muito a desejar, não acha? ;)

    ResponderEliminar
  3. ... pois é; eu tb conheci o material há uns anos quando reabri a vantag e para alguns artistas que queriam seguir a onda até optamos por k-mount de 10mm que é supostamente mais resistente mas tem sempre o problema dos cantos que começam a amachucar... para quem não gosta de molduras está bem... e tb resolve alguns problemas causados pelos vidros...

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares