Postais Ilustrados




Durante esta semana fui até à Rua de Santa Catarina. Enquanto esperava por uma amiga, estive a dar uma vista de olhos pelos postais que estão à venda nos quiosques. Património cultural da cidade, mais património cultural da região (principalmente do Douro), mais la movida da cidade. Ok, até aqui tudo certo: vende-se o património, a modernidade e a cultura da cidade, mais a rica paisagem do Douro. No meio desta temática deparei-me com este postal.

WTF? Graficamente pindérico, com a cor da guitarra e aquelas duas senhoras sentadas num banco de jardim, que me parece ser uma montagem foleira (o meu scanner também não ajudou à missa!).

Mas, o que despertou a minha atenção foi esta imagem de um Portugal envelhecido num postal ilustrado. O que é logicamente verdade, mas actualmente é esta a  etiqueta vendável do país? Não resisti a comprar o dito postal, que individualmente se torna simplesmente num postal medíocre, que segundo o senhor do quiosque raramente se vende, mas que mesmo assim partilhei.

Durante uns tempos fazia coleção de postais, se calhar foi por isso. A coleção não era extensa, mas era gira e pindérica também. E, dei-me conta que não sei onde está. Ao inquirir a minha mãe ela aproveitou para sugerir que se calhar está naquela mala enorme, que ela guarda na garagem e que eu fiquei de ir buscar à 10 anos atrás... um dia destes até vou. Que relíquias andarão por lá?

Ou isso, ou estou a ficar atrofiada pelo tema da minha tese, que anda à volta  do património como produto de marketing e o caso da cidade do Porto (oh boy! espero que não seja por isto!!).

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares