A Teresa e os Outros

A senhora que está na cama ao lado da minha mãe chama-se Teresa.
Pela conversa das enfermeiras e auxiliares já nos tínhamos dado conta que ninguém a visita e que a razão para ela estar internada não deveria ter a ver com doença.

Ontem, ao ir à casa de banho, a minha mãe reparou no que está escrito na cama dela

Abandonada

A enfermeira que acompanhava a minha mãe disse-lhe que ela está lá há dois anos. Que os filhos nunca a foram visitar. Tem uma irmã que vai de 15 em 15 dias buscar e levar a roupa, mas que não pode ficar com ela.
Está à espera de lugar num lar.
Na enfermaria masculina há quatro casos iguais.

Quando cheguei a casa do hospital a minha empregada estava a chorar. 
Uma amiga dela partilhou no facebook uma fotografia de uma senhora que está a viver debaixo de uma ponte, ali perto do porto de Leixões. A minha empregada abriu a fotografia, porque lhe pareceu que estava a reconhecer os sapatos. É a mãe do namorado dela, que de facto tinha vestido e calçado o que ela lhe tinha dado no Natal quando a recebeu lá em casa.
O filho não está, trabalha fora de Portugal e, porque sabe que a mãe tem um vício de alcool e é uma pessoa violenta, não quis que fosse para casa deles sem ele lá estar. Na altura também não vivia na rua, mas sim com outra pessoa. Deu-lhe um telemóvel mas passado uma semana deixou de atender. 
Já esteve internada para se tratar, tratamento pago pelo filho,  e voltou sempre ao mesmo.
Ela estava a chorar porque não sabe bem o que fazer. Entrou em contacto com a pessoa que publicou a fotografia e que lhe tem dado de comer, que lhe disse que ela está muito debelitada.  O namorado está longe e os outros filhos não querem saber.

Em último caso, disse ela, vou lá chamo uma ambulância e deixo-a no hospital. Não sei o que fazer.
.
.
.
.

Quando o meu pai esteve internado, houve dois senhores que morreram sem nunca eu ter visto lá uma única visita. Com um deles os médicos nem tinham a quem ligar para comunicar a morte. Do outro disseram que íam já lá sem nunca ter aparecido ninguém. 
Dou comigo muitas vezes a pensar que o sentido da vida pode ser medido aqui.

Comentários

Mensagens populares