O velho do Restelo, sempre o caraças do velho

Alojamento Local, rendas no geral e pessoas que querem viver no palácio de Buckingham,


Quando mudei de casa a segunda vez,  andava eu pelos meus 8 anos, mudei também de escola. Mudei de realidade, para ser mais concreta. A minha nova escola era uma escola de bairro. Mas bairro mesmo. Daqueles onde a casa de banho era na rua, para usufruto de todos os do bairro. Também havia meninos que moravam em ilhas. Que aqui para o Porto é uma realidade comum. Tipo vemos uma casa grande, abrimos o portão e imaginem umas boas dezenas de casinhas no quintal. Alguns meninos não tomavam banho. E ter quarto só para si era uma coisa que eles nem sabiam bem o que era. Ainda me dou com um menino ou outro dessa escola. Vou sabendo por eles da vida dos outros. E o começar assim, não ajuda nada.
Sim, todos temos direito a uma habitação condigna. 

Não há muito tempo na baixa do Porto, eu não atravessava os Aliados sozinha à noite. Tinha medo e razões para ter medo. Os prédios caiam de velhos. Não morava gente neles. Ou então morava e pagavam 20 escudos. Eu encarreguei-me da reabilitação de um desses prédios a cair de velhos. Com um casal de velhos lá dentro, teimosos como o caralho e com dinheiro para pagar a um advogado que quando deixou de haver dinheiro finalmente lhes disse que o melhor mesmo era sair. Dois anos depois, quando me atrasou todo o processo, quando me obrigou a idas a tribunal e quando durante todo o processo eu custeei um t2 para onde iriam durante as obras, para depois voltarem para um apartamento novo em folha. Entretanto morreram e já não voltaram. Não posso dizer que tenha tido pena.
Entretanto o prédio está reabilitado. Tem habitação e AL e tudo corre bem, obrigada. E sim ganho dinheiro com isso.

Tenho amigos que estão a voltar para casa dos pais e a alugarem a casa deles a turistas. São amigos com curso superior e talento e energia, mas que nunca conseguiram arranjar um emprego fixe. E se fartaram de não ter dinheiro para nada.

A minha avó esteve 2 anos acamada. Em casa, com custo financeiros enormes. Tinha uma vivenda alugada a uma senhora com mais de 65 anos, que ainda lá vive, que pagava 13€. Não dava nem para um pacote de fraldas. 

Adorava ter um motorista particular, cozinheiro e viver numa das brutas e caras vivendas ao pé do colégio dos meus filhos. O estado paga? É porque eu acho que isto me coloca ao nível daqueles que de repente se lembraram de que viver na baixa é que é fixe. Pronto, vá... se morar lá ao pé abdico do motorista,

Dito isto, a obrigação em prover uma habitação condigna cabe ao estado e não aos particulares. O mesmo estado que tem um não sei que número de imóveis abandonados. Já nem vou falar do IMI ...
O que cada um faz com o património que tem diz respeito a si e não ao estado. 






Comentários

Mensagens populares